domingo, 23 de outubro de 2011

Estilo de Vida - Paris sobre duas rodas.


Em 2007, Paris lançou a iniciativa Vélib, um esquema de aluguel de bicicletas que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, que mudou a cara dos transportes em Paris.

“Há muito tempo os franceses rejeitam carros na cidade. Eles buscavam uma alternativa e acharam”, disse o sociólogo Bruno Marzloff, especialista em problemas de  transporte, em entrevista ao jornal Le Monde. Para ele, engarrafamento, alta no preço de petróleo e problemas de estacionamento contribuíram para o sucesso do Vélibo nome é a contração de velo (bicicleta) e liberte (liberdade).  


Hoje as bicicletas fazem parte da paisagem de Paris e são um sucesso incontestável. O que mais seduz na idéia do Vélib é que não é bicicleta para fazer turismo ou passear; a idéia é usá-la como meio de transporte, para ir ao cinema, ao dentista ou ao trabalho. Como quem usa um ônibus, o usuário pega a bicicleta numa estação e a deixa em outra, próxima ao seu destino. E o custo ao usuário também é atrativo: uma assinatura anual, no valor de 29 euros, dá direito a usar as bicicletas todos os dias do ano, sem custo,  por um período máximo de 30 minutos por trajeto (acima deste tempo, é cobrado um valor adicional). O usuário ocasional também pode usar o sistema pagando 1 euro por dia. Para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails